“Ler e escrever com prazer engrandece o saber”

domingo, 29 de março de 2009

Painel da "Páscoa"

No penúltimo dia de aulas, antes das férias do 2º período, a turma do 3º F da EB1 do Sete e Meio resolveu construir um painel com o material resultante das actividades realizadas na sala de aula, no âmbito das várias áreas disciplinares com o tema "Páscoa". Foram lidos textos recolhidos, sobre os significados dos símbolos de Páscoa; inventados acrósticos; registo de palavras da área vocabular de Páscoa num ovo e ilustrações. Todos participaram com agrado. Ficam aqui algumas imagens exemplificativas desse trabalho.


quarta-feira, 25 de março de 2009

Como inventar uma história

No dia 25 de Março de 2009 a turma do 3º ano do Sete e Meio, iniciou a aula de Língua Portuguesa, com a apresentação de alguns materiais pedagógicos existentes no “Baú das histórias” e que poderão ser utilizados, para desenvolver a expressão escrita. A mesma teve como objectivo principal ensinar os alunos a utilizarem diferentes estratégias e recursos para inventar histórias. O trabalho foi orientado segundo as componentes da produção textual: Planificação, Textualização e Revisão.

Planificação

Foram sugeridos alguns passos que os alunos deverão seguir quando inventam uma história (o início, o tempo, o espaço, as personagens, a missão e o final da história). Referiu-se a importância de todos participarem e respeitarem as regras da actividade de grupo.Orientando-se por um guião, construíram outro, em trabalho de grupo, com tópicos diferentes. Foi elaborado um plano com a organização do texto em frases ou parágrafos.

Textualização

Seguiu-se a textualização com a redacção do texto e leitura das suas produções à turma .

Revisão

No dia seguinte iniciaram a revisão do texto. Avaliaram o que escreveram, releram, riscaram, apagaram, corrigiram tendo sempre presente as regras ortográficas (pontuação, acentuação, iniciais maiúsculas…) e reformularam o que foi necessário.
Por fim, cada grupo contou a história reformulada à turma, comparando-a com a inicial. Ficam aqui algumas fotografias desses momentos.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Leitura integral da obra "A Menina do Mar"

A leitura integral da obra "A Menina do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen, feita pela turma do 4º ano da E.B.1 do Sete e Meio, teve como objectivo dar a conhecer aos alunos uma obra de Literatura para a infância e incutir-lhes o gosto e o hábito da leitura.
As razões de escolha desta obra foram:
a) Os excertos que surgem no manual de Língua Portuguesa remetem-nos para a leitura integral da obra;
b) A escritora e poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen ser considerada uma das mais representativas figuras da Literatura Portuguesa;
c) A referida obra ser recomendada pelo Plano Nacional de Leitura;
d) O gosto pela história e a grande aceitação que a mesma tem sempre junto das crianças.
A leitura, dialogada, da obra foi feita através da identificação e recreação das personagens pelos alunos. As personagens eram identificadas através de cartões colocados ao pescoço dos alunos, com a ajuda de uma fita responsabilizando-os pela interpretação da referida personagem.
O Guião de Leitura foi elaborado ao longo das várias sessões.

GUIÃO DE LEITURA GUIÃO DE LEITURA cnomoura_ns8743

domingo, 15 de março de 2009

Cores e mais cores...

Os alunos do 2º ano da EB1 Bairro 25 de Abril exploraram as cores .
Querem espreitar?





Esta actividade foi realizada durante a aula de português , em que os alunos observaram um painel com muitas cores e disseram o que as cores lhes faziam lembrar e porquê . Também lhes foi perguntado em que cor gostariam de viver.
Depois lemos o texto : De que cor? Este texto é muito engraçado são perguntas e resposta. Nós também fizemos um. e fizemos manchas coloridas com guaches.

Produção de Lengalengas

No dia 11 e 12 de Março os alunos do Sete e Meio, em trabalho de grupo, exploraram um texto poético de Fernando Pessoa e escreveram a mesma lengalenga, com outras rimas. Ficam aqui registos dessa actividade.





O Dioguinho trabalhou uma lengalenga, mais pequena, com a ajuda da professora Lucília.


O Gonçalo trabalhou o poema"Pia,pia,pia", também de Fernando Pessoa e inventou um , com a ajuda da professora Filomena.




Em grupo, os alunos construíram um texto paralelo ao de Fernando Pessoa, com a mesma estrutura mas rimas diferentes. Ficam aqui alguns exemplos.
Registo das rimas numa ficha modelo com cores diferentes. Os alunos escreveram outras palavras que rimavam com os algarismos de um a dez, numa ficha modelo.
Leitura em voz alta da lengalenga"Poema Pial" de Fernando Pessoa.
Sublinhado das rimas, com cores diferentes.

terça-feira, 10 de março de 2009

domingo, 1 de março de 2009

Palavra Puxa Palavra...

Outros alunos motivados pelos poemas do tipo "Palavra Puxa Palavra" realizados no Carnaval resolveram escrever outros de tema livre. Fica aqui o da Inês.
Como sugestão dos alunos foram construídos poemas “Palavra puxa palavra” em que a última palavra de cada verso, será a que inicia a primeira do verso seguinte. Estes foram construídos a partir de uma “Chuva de Palavras”da área vocabular de Carnaval. Esta actividade já tinha sido realizada no ano anterior, sugerida no site Riscos e Rabiscos (onde se encontram alguns destes trabalhos criativos, produzidos pelos alunos) e que teve bastante receptividade por parte dos alunos, como tal quiseram repeti-la. Cada aluno inventou o poema de acordo com a máscara que iria desfilar no seu Bairro.
Ficam aqui dois exemplos: dois manuscritos e dois redigidos no Magalhães. Também ficam as fotografias das respectivas máscaras.