“Ler e escrever com prazer engrandece o saber”

quarta-feira, 25 de março de 2009

Como inventar uma história

No dia 25 de Março de 2009 a turma do 3º ano do Sete e Meio, iniciou a aula de Língua Portuguesa, com a apresentação de alguns materiais pedagógicos existentes no “Baú das histórias” e que poderão ser utilizados, para desenvolver a expressão escrita. A mesma teve como objectivo principal ensinar os alunos a utilizarem diferentes estratégias e recursos para inventar histórias. O trabalho foi orientado segundo as componentes da produção textual: Planificação, Textualização e Revisão.

Planificação

Foram sugeridos alguns passos que os alunos deverão seguir quando inventam uma história (o início, o tempo, o espaço, as personagens, a missão e o final da história). Referiu-se a importância de todos participarem e respeitarem as regras da actividade de grupo.Orientando-se por um guião, construíram outro, em trabalho de grupo, com tópicos diferentes. Foi elaborado um plano com a organização do texto em frases ou parágrafos.

Textualização

Seguiu-se a textualização com a redacção do texto e leitura das suas produções à turma .

Revisão

No dia seguinte iniciaram a revisão do texto. Avaliaram o que escreveram, releram, riscaram, apagaram, corrigiram tendo sempre presente as regras ortográficas (pontuação, acentuação, iniciais maiúsculas…) e reformularam o que foi necessário.
Por fim, cada grupo contou a história reformulada à turma, comparando-a com a inicial. Ficam aqui algumas fotografias desses momentos.

1 comentário:

  1. a historia esta muito bonita eu gostei da hostori xau xau

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