A turma do 3º ano do Sete e Meio, no dia 22 de Abril de 2009 iniciou a aula de Língua Portuguesa, com a realização de alguns exercícios sobre como as falas se organizam, de forma hierarquizada, em frases – palavras – sílabas - fonemas. Foram desenvolvidas algumas capacidades de dividir: as falas em frases, estas em palavras e as palavras em sílabas através de batimentos com o pé, com palmas e com os dedos (um dedo para cada palavra, sugestão dos alunos) com o intuito de treinar a consciência fonológica.
Nesta dia e no dia seguinte foram trabalhados os seguintes conteúdos:
- Divisão silábica;
- Revisão à classificação de palavras quanto ao número de sílabas;
- Sílaba tónica e sílaba átona;
- Revisão à classificação de palavras quanto à acentuação;
- Actividades lúdicas promotoras do prazer da leitura e da escrita.
Também foi feita a avaliação, do treino da consciência fonológica, numa grelha modelo, adaptada da documentação do PNEP.
- Divisão silábica;
- Revisão à classificação de palavras quanto ao número de sílabas;
- Sílaba tónica e sílaba átona;
- Revisão à classificação de palavras quanto à acentuação;
- Actividades lúdicas promotoras do prazer da leitura e da escrita.
Também foi feita a avaliação, do treino da consciência fonológica, numa grelha modelo, adaptada da documentação do PNEP.
Nas próximas aulas de Língua Portuguesa e Apoio ao Estudo será inventada a história colectiva, posteriormente, cada aluno, escreverá a sua parte, no computador Magalhães(14ª aula assistida) e construirão um livro de histórias, a publicar no Blogue do PNEP.
OLá, seu blog é muito bom!
ResponderEliminardeixamos mimos para vc lá no nosso:
nossos projetoseideias.blogspot.com
Passe lá e cocnfira ,ok?
krika e Gessica