“Ler e escrever com prazer engrandece o saber”

segunda-feira, 20 de abril de 2009

"Histórias de Cordas e Nós"

Os alunos do 4.ºano do Bairro 25 de Abril, na penúltima aula do PNEP trabalharam, principalmente, a competência da Expressão Escrita.
A actividade desenrolou-se com base numa visita feita à exposição “Artefactos para construir e criar histórias” de António Portillo, na Biblioteca Municipal de Beja, visita sugerida pela Formadora Residente.
Ao longo da exposição tive contacto com diferentes materiais que podem ser utilizados em sala de aula, para despertar o gosto pela escrita.
Na impossibilidade de arranjar transporte para levar os alunos a esta exposição, “trouxe-lhes um pouco da fantasia”, para se divertirem com artefactos para construir histórias.
Nesta aula apresentei aos alunos algum material lúdico que lhes despertasse o interesse para a criação de uma "História de Cordas e Nós".

“ Houve um tempo em que a escrita se fazia assim…de cordas e nós. Houve um tempo em que todas as histórias se faziam assim…com a ponta dos dedos…”

-Apresentação do Baú dos Segredos...

- Descoberta dos objectos...

- Planificação, redacção e revisão da história...




- Alguns dos trabalhos finais...




De realçar que esta ideia de colocar objectos ao longo de uma corda à medida que se escreve a história é bastante positiva, pois permite aos alunos escreverem de uma forma mais sequenciada, organizando assim melhor a informação/ideias, enquanto se divertem!!!!!!!!

4 comentários:

  1. Eu gostei muito desta actividade.
    João Gonçalo

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei muito de fazer esta actividade pois diverti-me e foi muito fácil fazer o texto.
    Miguel Sinfrónio

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei da ideia da corda. Foi muinto divertido e intersante.

    Ana Maria, Helena
    Bairro 25 de Abril.

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei muito dos textos e divertime-me imenso com os animais...



    Lúcia e Miguel Passuco

    ResponderEliminar