“Ler e escrever com prazer engrandece o saber”

domingo, 26 de abril de 2009

Escrever para informar

As duas últimas sessões, de Língua Portuguesa, desenvolveram-se em torno de "Escrever para informar". O objectivo principal foi utilizar diferentes técnicas de recolha e sua organização, para construir materiais de informação, consulta e estudo, através da escrita, tendo em vista a concretização do projecto em curso “ Animais do Vale do Guadiana”. Na primeira aula foram construídos os pré-textos e lidos à turma. Os alunos em trabalho de grupo e em casa recolheram mais informações, preparando-se para novas reformulações.
Na segunda sessão, o professor apresentou-lhe um texto modelo, sobre um animal, para lhes facilitar o preenchimento de um mapa visual. Os grupos registaram todas as informações recolhidas, de forma a se aperceberem da multiplicidade de aspectos susceptíveis, de figurar num texto informativo, sobre um dado animal (nome, classe, habitat, alimentação, reprodução...).
Por fim, foi construído o pós-texto com toda a informação contida no Mapa Visual e feita a leitura em voz alta, pelos alunos, da totalidade das produções textuais.
Ficam aqui algumas fotos e materiais dessas actividades.






1 comentário:

  1. Este tipo de actividade facilita a aprendizagem e ajuda a consolidar os conteúdos, podendo ser utilizado em todas as áreas. Por outro lado, é enriquecedor porque mobiliza os conhecimentos prévios que as crianças têm sobre determinado assunto.

    ResponderEliminar