domingo, 29 de março de 2009
Painel da "Páscoa"
quarta-feira, 25 de março de 2009
Como inventar uma história
No dia 25 de Março de 2009 a turma do 3º ano do Sete e Meio, iniciou a aula de Língua Portuguesa, com a apresentação de alguns materiais pedagógicos existentes no “Baú das histórias” e que poderão ser utilizados, para desenvolver a expressão escrita. A mesma teve como objectivo principal ensinar os alunos a utilizarem diferentes estratégias e recursos para inventar histórias. O trabalho foi orientado segundo as componentes da produção textual: Planificação, Textualização e Revisão.
Planificação
Foram sugeridos alguns passos que os alunos deverão seguir quando inventam uma história (o início, o tempo, o espaço, as personagens, a missão e o final da história). Referiu-se a importância de todos participarem e respeitarem as regras da actividade de grupo.Orientando-se por um guião, construíram outro, em trabalho de grupo, com tópicos diferentes. Foi elaborado um plano com a organização do texto em frases ou parágrafos.
Textualização
Seguiu-se a textualização com a redacção do texto e leitura das suas produções à turma .
Revisão
No dia seguinte iniciaram a revisão do texto. Avaliaram o que escreveram, releram, riscaram, apagaram, corrigiram tendo sempre presente as regras ortográficas (pontuação, acentuação, iniciais maiúsculas…) e reformularam o que foi necessário.
Por fim, cada grupo contou a história reformulada à turma, comparando-a com a inicial. Ficam aqui algumas fotografias desses momentos.
segunda-feira, 23 de março de 2009
Leitura integral da obra "A Menina do Mar"
As razões de escolha desta obra foram:
a) Os excertos que surgem no manual de Língua Portuguesa remetem-nos para a leitura integral da obra;
b) A escritora e poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen ser considerada uma das mais representativas figuras da Literatura Portuguesa;
c) A referida obra ser recomendada pelo Plano Nacional de Leitura;
d) O gosto pela história e a grande aceitação que a mesma tem sempre junto das crianças.
A leitura, dialogada, da obra foi feita através da identificação e recreação das personagens pelos alunos. As personagens eram identificadas através de cartões colocados ao pescoço dos alunos, com a ajuda de uma fita responsabilizando-os pela interpretação da referida personagem.
O Guião de Leitura foi elaborado ao longo das várias sessões.
GUIÃO DE LEITURA
domingo, 15 de março de 2009
Cores e mais cores...
Querem espreitar?
Produção de Lengalengas
terça-feira, 10 de março de 2009
O Baú das Histórias
Vamos espreitar???