“Ler e escrever com prazer engrandece o saber”

sábado, 7 de fevereiro de 2009

O Ensino da Compreensão de Textos Informativos

A turma do 3º ano do Sete e Meio, no dia 21 de Janeiro de 2009, trabalhou este texto informativo e desenvolveu as seguintes actividades:
"Parece que é mas não é"
Tal como o peixe, vive na água, no mar ou em grandes rios. Tal como um peixe tem barbatanas e cauda. Parece mesmo um peixe mas não é.
Excelente nadador, pode nadar a uma velocidade de 40 Km/h e mergulhar a 300 m de profundidade. Dá grandes saltos, podendo atingir os 5 m acima da água.

A sua vida é passada a procurar alimento e a brincar. Come principalmente peixes, mas também lulas, camarões e outros animais. Come muito, podendo chegar a devorar 160 Kg de alimento num só dia.

Vive em grupo e é muito dócil e sociável, tanto com os outros elementos da sua espécie como com o homem. Dizem também que é muito inteligente.

Já adivinhaste quem é?

A sua forma de comunicar chama-se eco-localização, embora alguns cientistas já lhe tenham chamado Golfinhês. Para comunicar emite sons que, ao “baterem” nos objectos, voltam para trás. Pelo som que recebe, ele consegue saber a que distância se encontra o objecto e até que objecto é esse. É assim que consegue encontrar comida, defender-se dos perigos e não se perder do grupo.

E agora, já sabes que animal é?
É isso mesmo, é o golfinho. O golfinho não é um peixe, é um mamífero. Tal como os outros mamíferos tem sangue quente e respira pelos pulmões, embora tenha o nariz no cimo da cabeça. Por isso, quando precisa de respirar tem de vir à superfície da água e colocar o nariz de fora.

Só mais uma coisa...

Sabes que em Portugal podes ver golfinhos? Existem algumas dezenas no estuário do rio Sado.

Pesquisa na Internet:
[Setúbal na Rede] - Comunidade de golfinhos do Sado corre risco de extinção

Texto proposto na brochura do PNEP "O ensino da leitura: A compreensão de textos" .

Consolidação do número 11, desenhando nos conjuntos,
alimentos usados na alimentação do golfinho,

Dioguinho desenhou as caracterísicas dos golfinhos

Lista de auto verificação para depois da leitura.

Apresentação à turma com a leitura do esquema preenchido.

Redução da informação nesse esquema.

Releitura do texto e preenchimento do esquema.
Registo no caderno de algumas estratégias.
Consulta da palavra "estuário" no dicionário.
Registo de notas, sublinhados... durante a leitura
Leitura do texto
Antes da Leitura

2 comentários:

  1. Somos os alunos do Apoio ao Estudo do 4ºC da EB1 do Fojo.
    Achamos muito interessante o vosso trabalho. Também estivemos a estudar os golfinhos do Sado.
    Vamos-lhe lançar um desafio: "Como é que os golfinhos dormem?"

    ResponderEliminar
  2. é bom aprender se junte tambem

    ResponderEliminar