“Ler e escrever com prazer engrandece o saber”

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Texto Informativo


No dia 9 de Janeiro os alunos do 4.º ano da Escola do Bairro 25 de Abril trabalharam um texto informativo sobre o Sistema Solar.

O Sistema Solar

O Sistema Solar é o conjunto de planetas (Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno), satélites e outros fragmentos do espaço que giram à volta do Sol.
O Sol é uma estrela como muitas outras. Mas, para todos os que vivem na Terra, ela é a estrela mais importante.
O Sol parece-nos muito grande porque é a estrela que está mais próxima da Terra. No entanto, ele é uma das estrelas mais pequenas do Universo. Apesar disso, é um milhão de vezes maior que a Terra e encontra-se a cerca de 150 milhões de Km desta.
A sua luz demora cerca de oito minutos a chegar até nós e é tão intensa que não nos deixa ver os outros astros durante o dia. Pode danificar os olhos se for observada directamente. O telescópio com que os cientistas estudam o Sol tem um filtro denso para proteger a visão.
A Terra é o terceiro planeta do sistema solar. Gira constantemente à volta do seu eixo com um movimento semelhante ao de um pião que dá voltas sobre si mesmo, no sentido contrário ao movimento dos ponteiros do relógio. Este movimento chama-se movimento de rotação. A Terra demora 24 horas, ou seja um dia, a dar uma volta sobre si mesma. Rodando a uma velocidade de 1500 Km/h.
A rotação da Terra origina a sucessão dos dias e das noites. Como a Terra é uma esfera, os raios de Sol não podem iluminar toda a superfície terrestre ao mesmo tempo. Na parte da Terra que está iluminada, isto é, onde chega a luz do Sol é dia e na parte oposta é noite.
A Terra, como todos os planetas do sistema solar, gira em volta do Sol. A este movimento chama-se translação. A Terra demora cerca de 365 dias, ou seja, um ano a dar a volta completa ao Sol. Durante o movimento de translação da Terra, ao longo do ano, sucedem-se quatro estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno.
A Lua é o único satélite da Terra, distanciado desta 384 000 Km. A seguir ao Sol é o corpo mais brilhante do nosso céu.
A Lua tem cerca de ¼ do tamanho da superfície da Terra e não possui nem água nem atmosfera. Se observarmos a Lua através de um telescópio, conseguimos distinguir diferentes zonas: umas claras e outras escuras. As zonas claras são designadas por continentes e as zonas escuras por mares.
Á medida que a lua gira em volta da Terra só podemos ver as zonas da metade iluminada pelo sol, apresentando assim quatro fases, Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante
No dia 20 de Julho de 1969, a tripulação da Nave Apollo 11, conquistou a Lua. Os primeiros astronautas a pisarem a Lua foram Armstrong e Edwin Aldrin

(www.minerva.uevora.pt/itic/1998_1999/ceu/sistemas.html)



Preenchimento dos esquemas sobre a informação do texto.





Pesquisa de mais informação sobre o tema.

Pintura de planetas para a construção do Sistema Solar.

7 comentários:

  1. A pintura dos planetas foi muito divertida. Também aprendemos muitas coisas novas.
    João Pedro

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ver o vosso trabalho. É um tema de que eu gosto muito!

    Ruben Riscado
    3º ano E.B.1. do Fojo

    ResponderEliminar
  3. O vosso trabalho está muito interessante e espectacular!
    Nós também fizemos quatro trabalhos de grupo com o tema: " O Sistema Solar"
    Margarida Carvalho, Margarida Grou, Joana e Tatiana.
    Alunas do 4ºC da EB1 do Fojo

    ResponderEliminar
  4. gostei muito da forma do estudo do texto é muito interessante e chama atenção dos alunos

    ResponderEliminar
  5. Muito booom , o desenpenho é para aprender sobre o Sistema Solar ! muito bom nota 10

    ResponderEliminar
  6. Muito booom , o desenpenho é para aprender sobre o Sistema Solar ! muito bom nota 10

    ResponderEliminar
  7. Muito booom , o desenpenho é para aprender sobre o Sistema Solar ! muito bom nota 10

    ResponderEliminar