“Ler e escrever com prazer engrandece o saber”

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Mapas semânticos

OUTRAS ACTIVIDADES UTILIZANDO MAPAS SEMÃNTICOS

Este mapa fez parte da avaliação de Língua Portuguesa, no 1º período.

"O Magusto é..."

"A minha família é..."
O David a completar a lista sugestões para elaborar novos mapas semânticos.
Os alunos da turma do 3ºF do EB1 do Sete e Meio descobriram uma lista grande de palavras com o sufixo –oso, então sugeriram a construção de um poema com rima. Como os versos sugeridos abrangiam dois temas: animais e família. Então, sugeri a separação dos versos e o resultado final foi o registo escrito dos poemas:”A Família” e “ONegritos Animais”.
Mapa semântico para descoberta de palavras com o sufixo -oso
Lista de palavras utilizando o sufixo -oso

" A FAMÍLIA"
O meu avô é idoso
mas não é nada ganancioso.
O meu tio é orgulhoso
mas não é mentiroso.
O meu primo é vaidoso
mas não é maldoso.
O meu pai é generoso
mas às vezes é teimoso
O meu pai é mimoso
mas não é perigoso.
O meu pai é carinhoso
mas não é escandaloso.
Este poema foi trabalhoso
mas não foi nada, mesmo nada perigoso.

Poema Colectivo da Turma do 3º F
27 de Novembro de 2008
E B 1 do Sete e Meio

"OS ANIMAIS "
Num belo dia chuvoso
apareceu um crocodilo maldoso
que comeu um peixe venenoso.
Espreitando um papagaio mimoso
duma árvore deu um salto perigoso.
Debaixo de um arbusto grandioso
saltou um leão guloso
persegue um búfalo manhoso
que lhe deu um coice estrondoso.
E este poema maravilhoso
acabou num dia ventoso.

Poema Colectivo da Turma do 3º F
28 de Novembro de 2008
E B 1 do Sete e Meio


8 comentários:

  1. Este blog é espectacular adoramos.

    O que gostamos mais foi as fotografias da turma.
    menssagem de: Rita,Carvalho,Daniela E. e margarida Grou.
    Adeus!!!

    ResponderEliminar
  2. Os poemas estão muito engraçados!

    Miguel Passuco
    Bairro 25 de Abril

    ResponderEliminar
  3. gostei muito dos poemas, estam muito engrassados.feito por:joana ferro e.b.1 do fojo

    ResponderEliminar
  4. Gostámos muito dos mapas semânticos da Inês e do outro mais acima que não diz o nome.

    SOFIA REIS, LUÍS GARCIA E FREDERICO MARQUES 4ºC FOJO

    ResponderEliminar
  5. Tava podre os seus prugectos
    foi david

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente, só hoje é que tive oportunidade de visitar o vosso Blog, mas estou a gostar de ver o empenho com que o estão a construir

    ResponderEliminar
  7. Ta muito giro


    Assinatura: Cristino Ronaldo.

    ResponderEliminar
  8. podem estar contentes mas quando forem para o ciclo vão se ver atrapanhados!

    ResponderEliminar