“Ler e escrever com prazer engrandece o saber”

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Cantilena

Quando a nossa professora era da nossa idade ensinaram-lhe estas cantilenas, então, ela resolveu ensiná-las à turma. A primeira foi quando aprendemos o plural. Nós já as memorizámos. Ficam aqui para vocês tentarem também.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Projecto Eco-escolas

A EB1 e o Jardim-de-infância do Sete e Meio aderiram, no corrente ano lectivo, ao programa Eco-escolas.
A nossa adesão tem como objectivo principal criar cidadãos esclarecidos e participativos adoptando uma educação ambiental com metodologias de carácter sustentável.
O que é o Programa Eco-Escolas?
E um programa vocacionado para a Educação Ambiental e para a cidadania, que a Fundação para a Educação Ambiental (FEE), implementa em vários países da Europa desde o início dos anos 90.
Destina-se fundamentalmente às escolas do ensino básico e visa encorajar acções e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente.
O Programa está orientado para a implementação da Agenda 21 ao nível local, visando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola.
Acções concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global.




sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

PLURAL

Qual o plural de Pai Natal?
O vocábulo Natal é adjectivo. Ora, como o adjectivo tem de concordar com o substantivo, o plural só pode ser Pais Natais. (Info Ciberdúvidas)

Qual o plural de bolo-rei?
Vão geralmente para o plural ambos os elementos de uma palavra composta de dois substantivos.Por isso, o plural de bolo-rei é bolos-reis.
(Info Ciberdúvidas)

Qual o plural de prémio Nobel?

"O plural de prémio Nobel é prémios Nobel, porque esta última palavra é o nome duma pessoa." (Info Ciberdúvidas)



Se tem ainda dúvidas sobre "Plural de nomes compostos" consulte o site http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=3753





quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

domingo, 3 de janeiro de 2010

Vamos recordar com este filme o nosso projecto" O teatro dos Reis Magos"desenvolvido o ano passado quando estavamos no 3º ano, com a apresentação aos colegas mais pequenos do Sete e Meio.
Este ano, para comemorar o "Dia de Reis" temos uma surpresa. Aguardem-nos! Até breve! Alunos do 4º ano Sete e Meio



Boas Festas

Os alunos do 4ºE do sete e Meio elaboraram cartões de Natal para enviar para as entidades da comunidade. Mostrámos aqui alguns exemplares.