“Ler e escrever com prazer engrandece o saber”

quinta-feira, 30 de abril de 2009

O Debate
Na 14ª e última aula do PNPE fizemos um debate acerca do tema: O abandono dos animais…
Começamos por explorar um PowerPoint acerca do debate:
• Utilidade / etapas
• Participantes e suas funções
• Regras para o bom funcionamento
• Sensibilização ao tema


Prosseguimos a aula com a distribuição de uma Ficha Informativa.

Por fim, com a turma disposta frente-a-frente, à mesma mesa, realizou-se o debate.
Foi uma aula diferente em que todos participaram com interesse, uma vez que o tema os interessava e muitos tinham mesmo vivido experiências relacionadas com o mesmo.

domingo, 26 de abril de 2009

Escrever para informar

As duas últimas sessões, de Língua Portuguesa, desenvolveram-se em torno de "Escrever para informar". O objectivo principal foi utilizar diferentes técnicas de recolha e sua organização, para construir materiais de informação, consulta e estudo, através da escrita, tendo em vista a concretização do projecto em curso “ Animais do Vale do Guadiana”. Na primeira aula foram construídos os pré-textos e lidos à turma. Os alunos em trabalho de grupo e em casa recolheram mais informações, preparando-se para novas reformulações.
Na segunda sessão, o professor apresentou-lhe um texto modelo, sobre um animal, para lhes facilitar o preenchimento de um mapa visual. Os grupos registaram todas as informações recolhidas, de forma a se aperceberem da multiplicidade de aspectos susceptíveis, de figurar num texto informativo, sobre um dado animal (nome, classe, habitat, alimentação, reprodução...).
Por fim, foi construído o pós-texto com toda a informação contida no Mapa Visual e feita a leitura em voz alta, pelos alunos, da totalidade das produções textuais.
Ficam aqui algumas fotos e materiais dessas actividades.






Livro dos nomes colectivos

Nomes colectivos

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Retrato Físico e Psicológico

Após três anos lectivos de trabalho em conjunto, não é só a professora que conhece os alunos como também os alunos se conhecem bem uns aos outros. Foi realizado um filme com os alunos em situação de sala de aula e com base nesse trabalho os alunos fizeram o retrato físico e psicológico de um colega. Foi realizado o Ciclo de Escrita ( mobilização do conhecimento prévio, recolha e selecção de informação, organização da informação, redacção do texto, revisão do texto e atribuição de funções ao produto escrito).
Os Nossos Trabalhos:











quarta-feira, 22 de abril de 2009

Treino da Consciência Fonológica

A turma do 3º ano do Sete e Meio, no dia 22 de Abril de 2009 iniciou a aula de Língua Portuguesa, com a realização de alguns exercícios sobre como as falas se organizam, de forma hierarquizada, em frasespalavras sílabas - fonemas. Foram desenvolvidas algumas capacidades de dividir: as falas em frases, estas em palavras e as palavras em sílabas através de batimentos com o pé, com palmas e com os dedos (um dedo para cada palavra, sugestão dos alunos) com o intuito de treinar a consciência fonológica.
Nesta dia e no dia seguinte foram trabalhados os seguintes conteúdos:
- Divisão silábica;
- Revisão à classificação de palavras quanto ao número de sílabas;
- Sílaba tónica e sílaba átona;
- Revisão à classificação de palavras quanto à acentuação;
- Actividades lúdicas promotoras do prazer da leitura e da escrita.
Também foi feita a avaliação, do treino da consciência fonológica, numa grelha modelo, adaptada da documentação do PNEP.
Nas próximas aulas de Língua Portuguesa e Apoio ao Estudo será inventada a história colectiva, posteriormente, cada aluno, escreverá a sua parte, no computador Magalhães(14ª aula assistida) e construirão um livro de histórias, a publicar no Blogue do PNEP.








terça-feira, 21 de abril de 2009

Mapa Semântico

Os alunos quando regressam à escola após as férias chegam desejosos de ver os colegas, mas também com muita vontade de contar o que de mais importante lhes aconteceu, as suas vivências nesses dias.
Daí a actividade apresentada na aula, do dia 14/04/09, na turma do 4º F da Escola do Sete e Meio.
A produção de um texto, de tema sugerido: "Nas férias da Páscoa...", foi precedida da construção de um mapa semântico.
A utilização de mapas semânticos facilita a complexificação do processo, ou seja, do próprio ciclo de escrita.
Anexamos a nossa ficha de trabalho.
Ficha de Trabalho - Texto.aula13
Ficha de Trabalho - Texto.aula13 cnomoura_ns8743




Algumas fotografias...





Alguns dos nossos trabalhos...






segunda-feira, 20 de abril de 2009

"Histórias de Cordas e Nós"

Os alunos do 4.ºano do Bairro 25 de Abril, na penúltima aula do PNEP trabalharam, principalmente, a competência da Expressão Escrita.
A actividade desenrolou-se com base numa visita feita à exposição “Artefactos para construir e criar histórias” de António Portillo, na Biblioteca Municipal de Beja, visita sugerida pela Formadora Residente.
Ao longo da exposição tive contacto com diferentes materiais que podem ser utilizados em sala de aula, para despertar o gosto pela escrita.
Na impossibilidade de arranjar transporte para levar os alunos a esta exposição, “trouxe-lhes um pouco da fantasia”, para se divertirem com artefactos para construir histórias.
Nesta aula apresentei aos alunos algum material lúdico que lhes despertasse o interesse para a criação de uma "História de Cordas e Nós".

“ Houve um tempo em que a escrita se fazia assim…de cordas e nós. Houve um tempo em que todas as histórias se faziam assim…com a ponta dos dedos…”

-Apresentação do Baú dos Segredos...

- Descoberta dos objectos...

- Planificação, redacção e revisão da história...




- Alguns dos trabalhos finais...




De realçar que esta ideia de colocar objectos ao longo de uma corda à medida que se escreve a história é bastante positiva, pois permite aos alunos escreverem de uma forma mais sequenciada, organizando assim melhor a informação/ideias, enquanto se divertem!!!!!!!!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Visita ao Conservatório de Moura

No dia 16 de Abril de 2009, a turma do 3º ano do Sete e Meio em Moura foi visitar as novas instalações do Conservatório de Moura. No dia seguinte produzimos este texto colectivo a relatar a actividade. Escolhemos o texto "Uma Aula Diferente" da Patrícia e algumas fotografias, para divulgarmos neste blogue.



sábado, 4 de abril de 2009

Participação no 2º Encontro Regional

Ficam aqui algumas imagens da nossa presença em Beja, ontem dia 3 de Abril de 2009.
A nossa Formadora Filomena Serafim, eu e a colega Ana Paula a representar o Agrupamento Vertical de Escolas de Moura no âmbito do PNEP.Os nossos colegas a assistirem.
As colegas do Agrupamento de Vila Nova de S. Bento.